Certamente que já teve ou tem interesse em fazer skydive ou um salto tandem (skydive duplo com um instrutor), mas se calhar está um pouco nervoso sobre o que realmente envolve esta actividade. O que é natural, visto que é saltar de avião a mais de 3000m de altitude só com um paraquedas às costas.
Mas a Odisseias não quer que deixe de concretizar os seus sonhos. Vamos esclarecer algumas questões frequentes sobre esta experiência, tais como: o que se sente no corpo durante um salto? Porque é que as pessoas gostam tanto?
O que se sente no corpo quando se faz skydive?
Muita gente acha que a sensação será de uma queda longa, mas surpreendentemente não é isso que acontece. É difícil de explicar por palavras o que realmente se sente, pois é algo diferente de tudo o que se pode experimentar. O que é certo? Haverá muito vento e ganhará uma nova perspectiva do mundo.
Sente-se o «estômago na boca» durante o salto?
A resposta simples é não. Saltar de paraquedas não causa aquela sensação na barriga que se sente, por exemplo, numa montanha russa, causada pelo aumento drástico na velocidade. Num salto, o avião vai a 120km/h quando é a hora de sair.
Quando saltar, em 10 segundos, atingirá a velocidade máxima de 190km/h. Como o delta entre a sua velocidade horizontal e vertical não aumenta drasticamente, não irá sentir o «estômago na boca» durante o salto.
O paraquedismo pode doer?
Apesar da sua natureza extrema, um salto tandem não é uma actividade fisicamente exigente.
Devido a esta acessibilidade, a maioria dos indivíduos saudáveis a partir dos 18 anos e com menos de 100kg pode experimentar a emoção de voar junto a um instrutor de paraquedismo certificado.
As pessoas vomitam durante um salto de paraquedas?
O número de pessoas que vomitam durante o seu primeiro salto é baixo, cerca de 2%. E, na maioria destes casos, a razão prende-se com excesso de álcool na noite anterior. Estar de ressaca é a maior razão pela qual as pessoas vomitam durante paraquedismo.
Se costuma enjoar em montanhas-russas ou barcos, esta probabilidade poderá ser um bocadinho maior. Para evitar enjoar mantenha os olhos no horizonte, coma uma refeição leve antes e mantenha-se hidratado. Se costuma tomar medicamentos para prevenir enjoos noutras situações, poderá ajudar tomá-los também no dia da experiência.
Saltar de paraquedas é assustador?
Sim e não. A preparação para o salto é muito mais assustadora do que o próprio paraquedismo. A antecipação e a ansiedade são as partes mais difíceis, um pouco como uma subida lenta na montanha russa. Estar no avião é realmente a parte mais difícil.
Mas, uma vez saído do avião, não há mais espaço para o medo, nem para voltar para trás. Aí, o seu cérebro simplesmente não irá conseguir processar tudo o que está a acontecer ao mesmo tempo, restando-lhe apenas desfrutar ao máximo.
O que se passa no cérebro durante o salto?
Enquanto cai em queda livre a 190km/h, o seu cérebro estará a tentar compreender todas as sensações corporais, mas terá dificuldade para o fazer pois estará em “sobrecarga sensorial”. O paraquedismo é intenso, a adrenalina será máxima e o vento constante.
Durante os 10 segundos de queda livre, o seu cérebro estará provavelmente ainda no avião.
O paraquedas abre mais ou menos quando o seu cérebro se estava a acostumar com a sensação da queda livre. Para o seu cérebro, a queda livre acaba quando estava a começar. É isto que dificulta a clareza das memórias durante o salto. Só com a repetição de saltos é que este comportamento muda.
Porque é que as pessoas gostam de saltar de paraquedas?
A sensação que o paraquedismo lhe dará depois de pousar é incrível. Sentirá que pode fazer qualquer coisa na sua vida.
Quantos mais saltos fizer, mais o seu cérebro processará com clareza tudo o que acontece. A cada salto irá conseguir ver e absorver mais informação, mais detalhes, mais sensações. O cérebro ficará cada vez mais calmo, sem perder aquela emoção de viver intensamente cada momento, sentindo-se mais vivos.
Para terminar…
Esperamos que tenha agora uma ideia melhor do que é o paraquedismo e das sensações que poderá experimentar num salto tandem. Como em muitas coisas da vida, a antecipação pode ser a parte mais stressante.
O salto em si será uma sensação incrível, diferente de tudo o que já experimentou antes. Uma vez que aterre no chão, só irá querer repetir e fazer de novo, porque esta experiência é realmente inesquecível.
Tem de viver esta experiência!