Guia Odisseias Guarda

Guia Odisseias Guarda

A Guarda é aquela escapadinha de janeiro que combina inverno com magia – e sim, às vezes até com neve! 

Situada à entrada da Serra da Estrela, é o ponto de partida perfeito para quem quer ver bonitas paisagens de inverno, sentir aquele friozinho que convida a um chocolate quente e descobrir mais de Portugal.

Seja para explorar a serra, com a sua promessa de neve e aventuras, ou para se perder nas ruas acolhedoras da cidade mais alta do país, a Guarda tem tudo para uma escapadinha de janeiro inesquecível. Ah, e não se esqueça da boa mesa – aqui o inverno tem sabor!

O que fazer:

1. Explorar o Centro Histórico da Guarda

Explorar o Centro Histórico da Guarda

A Guarda não é só a cidade mais alta de Portugal, é também um verdadeiro tesouro de história. Comece pelo Castelo da Guarda, com as suas muralhas medievais e uma vista espetacular sobre a cidade e a serra. A Catedral da Guarda é outro ponto que não pode perder, pela imponência e detalhes arquitetónicos.

E claro, faça uma paragem no Museu da Guarda - não há melhor local para conhecer toda a história da cidade.

2. Passeio pela Aldeia de Linhares da Beira

Passeio pela Aldeia de Linhares da Beira

A apenas 20 minutos de carro da Guarda, a Aldeia de Linhares da Beira é um verdadeiro cartão-postal.

Em janeiro, a aldeia ganha um charme especial, com a tranquilidade do inverno e a possibilidade de ver a neve a cobrir os telhados das casas de xisto e do castelo.

É o lugar perfeito para quem gosta de tirar boas fotografias e uma experiência genuína das aldeias históricas portuguesas.

3. Rota do Queijo da Serra

Rota do Queijo da Serra

Se é fã de boa comida, não pode deixar de fazer a Rota do Queijo da Serra.

Visite as queijarias tradicionais da região, onde pode ver o processo de fabrico do famoso queijo da Serra e, claro, provar esta iguaria deliciosa. 

4. Passeio de Trenó na Serra da Estrela

Passeio de Trenó na Serra da Estrela

Em janeiro, a Serra da Estrela transforma-se num paraíso de inverno.

Um passeio de trenó é uma opção diferente e divertida de aproveitar esse tempo imperdível! Na Guarda ou até mesmo mais perto da Torre, pode alugar um trenó e descer as encostas. É uma atividade super divertida e perfeita para quem não sabe esquiar: o trenó é para todos!

5. Explorar o Parque Natural da Serra da Estrela

Explorar o Parque Natural da Serra da Estrela

Se tem uma veia mais aventureira e adora natureza, o Parque Natural da Serra da Estrela está recheado de pontos imperdíveis. O Covão da Ametade e a Lagoa Comprida são paragens obrigatórias. Leve uma boa máquina fotográfica e prepare-se para captar locais únicos!

Onde Dormir:

Pousada da Serra da Estrela

Pousada da Serra da Estrela

Localizada em plena serra, oferece um ambiente acolhedor, ideal para relaxar depois de um dia de aventuras. O restaurante serve pratos típicos da região, como o cabrito assado, para recarregar as energias.

Hotel Turismo da Guarda

Hotel Turismo da Guarda

O Hotel Turismo da Guarda fica no centro da cidade, perto dos principais pontos turísticos, e o seu restaurante, O Celeiro, serve pratos regionais deliciosos.

Depois de um dia de exploração, nada melhor do que estar hospedado num hotel acolhedor e bem situado.

Cró Hotel Rural 4*

Cró Hotel Rural 4*

Localizado em Cruz da Légua, a cerca de 15 minutos do centro da cidade, este hotel combina a beleza da natureza com modernidade. Uma das grandes atrações do Cró Hotel Rural é o seu spa, que inclui uma piscina interior, sauna e uma oferta variada de tratamentos para relaxamento. 

Onde Comer:

Restaurante Belo Horizonte

Restaurante Belo Horizonte

No centro histórico da Guarda, este restaurante é conhecido pelas suas especialidades de bacalhau e pratos regionais, incluindo o cabrito assado no forno. 

Nobre Vinhos e Tal

Nobre Vinhos e Tal

Junto à Sé da Guarda, o Nobre Vinhos e Tal é um wine bar com uma vasta seleção de vinhos de todas as regiões do país - incluindo os vinhos da Beira Interior, claro. Para acompanhar a degustação de vinhos pode contar com vários petiscos regionais.

Restaurante Bola de Prata

Restaurante Bola de Prata

São a cozinha tradicional e o ambiente familiar que fazem do Bola de Prata um sucesso - aqui pode almoçar ou jantar acompanhado pelo quentinho de uma lareira! Os seus pratos destacam os sabores locais: Os enchidos regionais e o cabrito são os destaques da carta.

Dicas essenciais para uma escapadinha perfeita:

Roupas quentes: Janeiro na Guarda pode ser bem frio. Por isso, leve roupa quente e confortável, especialmente se planeia explorar a serra.

 

Clima: Se for à Serra da Estrela, prepare-se para ver neve e gelo. Verifique sempre as condições meteorológicas e, se for dirigir para as zonas mais altas, leve correntes para os pneus.

 

 

Na Guarda, o frio até pode parecer mais acolhedor. Entre ruas de pedra, pratos que aquecem o coração e uma serra que desafia, vai descobrir um verdadeiro destino de inverno.

A cidade mais alta de Portugal espera por si!

 

Boa viagem!🌟