10 Curiosidades sobre Sushi  que precisa de saber

Acha que sabe tudo sobre sushi?

O sushi é, sem dúvida, um dos pratos mais populares da gastronomia japonesa. Com cada vez mais fãs no Ocidente, esta iguaria está cada vez mais presente no dia-a-dia de todos nós. 

  • Mas será que sabe qual é a forma correcta de comer sushi? 
  • Conseguiria adivinhar onde está o melhor restaurante do mundo em peixe cru? 
  • Para que serve o gengibre?!

Se acha que sabe tudo sobre a comida tradicional do Japão, convidamo-lo a ler este artigo e, quem sabe, deixar-se surpreender por esta lista de curiosidades. Continue a ler e descubra o porquê!

Siga-nos nas Redes Sociais

FacebookInstagram

Outros artigos...

Guia de Presentes de Aniversário para Novembro

Para ajudar na compra de um presente para oferecer...

Os Spas mais Serenos de Portugal

Tirar um tempo para cuidarmos de nós, por vezes, parece ser complicado...

O que oferecer a alguém do signo Escorpião?

Chegou a época dos Escorpiões! Temos a melhor seleção de presentes...

10 Curiosidades sobre Sushi que  precisa de saber

A origem do sushi não é o Japão

Comecemos pelo princípio: por muito que possa surpreender, o sushi não é uma comida originária do Japão, mas sim da China. Porquê? De acordo com referências históricas, a palavra sushi refere-se exclusivamente à técnica utilizada para preparar o arroz, misturando-o com vinagre e cozinhando-o na sua própria fermentação. E este método teve origem na China.

O melhor sushi do Mundo? Numa estação de metro

Se tivéssemos de dar um palpite sobre onde se encontra o melhor restaurante de sushi do mundo, provavelmente pensaríamos num local luxuoso junto do Monte Fuji. A verdade é que a localização daquele que é considerado o melhor restaurante de sushi do mundo é mais curiosa do que isso. 

Trata-se de Sukiyabashi Jiro Honten, um bar onde não cabem mais do que 10 pessoas, situado na estação de metro de Ginza, em Tóquio. Apesar da localização, a sua lista de espera é superior a três meses e o menu de degustação custa 40000 ienes (~300€). O dono do restaurante, Jiro Ono, é uma verdadeira celebridade da gastronomia japonesa e, aos 97 anos, continua em alta!

Os pauzinhos são proibidos

É provável que agora ache que tem vivido toda a sua vida enganado. A regra é que todas as peças de sushi devam ser comidas de uma só vez, sem pauzinhos e com as mãos! De facto, peças como nigiris e makis estão especificamente pensadas para serem comidas com as mãos. 

Então de onde apareceram os pauzinhos? Terá sido por influências ocidentais e talvez não venham a desaparecer dos nossos restaurantes. Portanto, se quiser usá-los, não os esfregue (é insinuar que não têm qualidade) e não os largue durante a refeição (não são talheres comuns). A verdadeira receita do melhor sushi é mesmo saber como o comer!

10 Curiosidades sobre Sushi que  precisa de saber

Uma iguaria só preparada por homens?

Se alguma vez teve curiosidade de se aproximar de uma cozinha de um sushi bar, terá se dado conta que quase não há mulheres a trabalhar na preparação das peças. O motivo? Aparentemente, as mulheres têm uma temperatura corporal mais alta e isto poderia alterar o sabor do arroz. Como estará a pensar agora, esta teoria é absurda.

No entanto, ainda é uma crença bastante enraizada na tradição japonesa e lá só os homens podem confeccionar sushi. Machismo culinário? Provavelmente!

Com atum por favor! 

Um California Roll com salmão e abacate, por favor! É provável que este seja o rolo de sushi mais pedido nos restaurantes japoneses do Ocidente. Em Portugal, o salmão é o peixe mais pedido em tudo o que é sushi. No entanto, no Japão, é o atum o verdadeiro protagonista. De facto, acredita-se que foram os noruegueses a introduzir o salmão na gastronomia nipónica nos anos 80. O verdadeiro sushi é o de atum!

Dia Internacional do Sushi

O sushi é um dos pratos mais populares não só da gastronomia japonesa, mas também a nível mundial. E, como tal, tem também o seu próprio dia internacional. Celebra-se a 18 de Junho, não se sabendo bem as razões para ser nesse dia. No entanto, para todos os apreciadores de sushi é mais um dia e mais um motivo para atacar aquele combinado de sushi e sashimi no seu restaurante de eleição.

10 Curiosidades sobre Sushi que  precisa de saber

A razão do gengibre

Certamente que já se perguntou, mais do que uma vez, qual é a verdadeira função do gengibre num prato de sushi. O seu sabor potente e picante tem muitos admiradores, mas também bastante haters. A sua função é limpar o paladar entre diferentes peças para que possa apreciar totalmente os novos sabores. Portanto, se não gosta, tente dar uma nova oportunidade ao gengibre, ele está do seu lado para que o seu momento de sushi seja vivido a 100%!

Não é o prato favorito dos japoneses

Lamentamos decepcionar, mas esta é a verdade. Se calhar muita gente pensa que os japoneses comem sushi diariamente e que é o prato que nunca pode faltar em qualquer momento, mas os japoneses não são apaixonados por sushi. Esta paixão existe mais fora de terras nipónicas. No Japão, o ramen, o gyudon e o tonkatsu são reis. Já os provou por cá?

Seja agradecido

Para os japoneses, a educação é muito importante, portanto antes de começar a comer, não se esqueça de dizer itadakimasu (pronunciado «e-tah-dah-key-mah-ss») e depois de comer gochisousama (pronunciado «go-chee-so-sah-mah»). Ambas as expressões são uma forma de dar graças pela comida que está sobre a mesa e são também sinal de respeito. 

Então? Surpreendeu-se? Ou já conhecia todas estas curiosidades sobre o sushi?


De uma forma ou de outra, acreditamos que ficou com uma vontade enorme de ir comer peças e peças de sushi. Bom, a verdade é que isso será ainda mais fácil do que ler este artigo. Explore a nossa selecção de restaurantes japoneses e sushi bar de Norte a Sul de Portugal e reserve já a sua mesa! 

 

Viva o Sushi! Viva a Experiência!