Quão rápido consegue andar um carro de Fórmula 1?


Quão rápido consegue andar um carro de Fórmula 1?
Com tantos fatores a condicionar a performance de pilotos e carros, é difícil responder a esta questão. Olhemos para a opinião da FIA e para os recordes para tentar descobrir!
Parece difícil de acreditar, mas já houve tempos em que andar de bicicleta ou a pé podia ser mais rápido do que andar de carro. No final do século XVIII, quando os primeiros carros começaram a circular, a rapidez não era o seu forte: a sua velocidade máxima era de 11Km/h!
Rapidamente a indústria automóvel desenvolveu-se, e hoje existem carros que conseguem alcançar velocidades superiores a 300Km/h: os poderosos carros de Fórmula 1, por exemplo. Aliás, as inovações tornaram os carros tão velozes que obrigou a mais popular modalidade de automobilismo do mundo a intervir.
Em 2022 existiram algumas mudanças no regulamento que tornaram os carros de Fórmula 1 mais lentos. Alterações nos chassis, no tamanho dos carros e dos pneus, e problemas de trepidação são as principais dificuldades apontadas pelas equipas em competição. Mas nem assim as marcas de velocidades deixam de ser um dos maiores fatores de disputa desta competição.
Siga-nos nas Redes Sociais
Outros artigos...
6 Contas de Instagram para seguir se gosta de viagens
Hoje em dia existem imensos portugueses que adoram viajar pelo mundo fora...
Conhece alguém nascido entre 23 de Agosto e 22 de Setembro?
Já marcou as férias grandes, mas ainda não sabe para onde vai?
Não é fácil conseguir uma resposta para esta pergunta, uma vez que existem muitos fatores externos ao carro que vão influenciar a sua performance: como as pistas, ou as condições climatéricas. Contudo, registos históricos ajudam-nos a ter uma ideia.
A velocidade praticada neste desporto é inigualável. Os carros utilizados em corridas de Fórmula 1 conseguem ir dos 0 aos 100 km/h em cerca de 2,6 segundos e atingem os 300 km/h em quase 10 segundos! Estes números são ainda mais impressionantes se os compararmos com um carro dito normal que em média demora os mesmos 10 segundos para chegar aos 100Km/h.
Podemos olhar para os recordes de velocidades na Fórmula 1 de duas perspectivas: a velocidade máxima atingida, e a velocidade média de uma volta.
O recorde em vigor de velocidade máxima atingida num carro da Fórmula 1 é detido pelo piloto finlandês Valteri Bottas, que conseguiu alcançar os 378 km/h, num treino de qualificação para o Grande Prémio do Azerbaijão, em Baku, em 2016.
Já a volta mais rápida de sempre foi realizada por Lewis Hamilton, em 2020, no circuito de Monza. O piloto britânico percorreu os mais de 5Km de pista a uma velocidade média de 264.363 km/h, numa das voltas de qualificação.
É claro que velocidades desta escala são muito influenciadas pelas pistas onde decorrem as provas. Tanto num caso como no outro, falamos de pistas conhecidas por terem retas longas, onde é possível acelerar a fundo. Hoje, com as alterações exigidas pelo regulamento de que falámos mais acima, é bem mais difícil conseguir atingir estas velocidades.
Não olhando a recordes de automobilistas, a FIA, Federação Internacional do Automóvel, estimou a velocidade máxima de um carro de Fórmula 1. Assim, respondendo à pergunta inicial com dados oficiais do órgão responsável por este desporto, a velocidade máxima de um carro de Fórmula 1 é de 360Km/h.
Após 24 anos, a Fórmula 1 esteve em território nacional 2 anos seguidos: Em 2020 e 2021, o Autódromo Internacional do Algarve foi palco de 1 das corridas do campeonato.
Na pista de Portimão os números não foram tão grandes como os de Bottas ou Hamilton, mas são igualmente impressionantes. Se olharmos para a última corrida, em 2021, o pódio de velocidades máximas atingidas foi este:
1. Esteban Ocon (Alpine) – 333.1 km/h;
2. Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 332.4 km/h;
3. Sebastian Vettel (Aston Martin) – 329.2 km/h.
Ainda assim, o piloto inglês continuou em grande destaque. Tanto em 2020 como em 2021, Lewis Hamilton foi o vencedor do Grande Prémio de Portugal.
Infelizmente, apenas um piloto de Fórmula 1 poderá experimentar a adrenalina de conduzir um carro deste tipo. Contudo, a Odisseias tem um variado número de experiência através das quais se poderá sentir mais próximo das emoções desta modalidade.
Ferrari, Porsche, Lamborghini, Honda…Temos várias opções de carros que poderá conduzir no Autódromo Internacional do Algarve, exatamente na mesma pista onde os gigantes do automobilismo internacional competiram.
Para os admiradores desta modalidade menos aventureiros, há sempre a opção de dormir no Algarve Race Resort Hotel. Este hotel de 5 estrelas está instalado na zona do Autódromo Internacional do Algarve e oferece modernos e confortáveis quartos inspirados nos grandes momentos da história do desporto automóvel, e ainda uma vista desafogada para o autódromo.
Agora que sabe mais sobre este desporto automóvel vai aventurar-se e render-se à velocidade?
Experimente com a Odisseias!